sábado, 13 de setembro de 2014

Coisinhas boas do Alentejo: o regresso do Tomba Lobos


A melhor notícia gastronómica para o Alentejo aconteceu neste Verão: o melhor restaurante da região - o Tomba Lobos - reabriu. Depois de encerrado em finais de 2012 em boa hora o Chef José Júlio Vintém decidiu, depois de uma breve estadia no Brasil, regressar à terra natal e reabrir o Tomba Lobos. E que reabertura...
É um regresso, literalmente, às origens, pois deixa o anterior espaço no centro de Portalegre para voltar à casa original na Pedra Basta, em plena encosta da Serra de S. Mamede. Pessoalmente gostava mais do espaço anterior, mais moderno, um tanto ou quanto cosmopolita, quiçá até em demasia para o Alentejo, mas, enfim, gostos são gostos e o novo espaço é mais rústico, e acorde com a região, mas não sem bom gosto. Mas o que importa o espaço quando a cozinha e o talento do Chef estão ainda melhores? Era difícil melhorar o que já era excelente, mas José Júlio conseguiu e a sua cozinha está simplesmente soberba; é tradição Alentejana pura e dura, mas sempre com um toque pessoal único, chegando por vezes a dar-se ao luxo de "desconstruir" certos pratos à sua essência. Prove-se o soberbo focinho de porco no forno (há pouco tempo atrás teriam que me pagar para comer isto!) ou as genialmente simples pétalas de toucinho, para perceber onde quero chegar. Há espaço para a perdiz, a fraca, o pato, o porco preto, a vitela maturada e até o achigã; aqui a matéria prima é rainha, os petiscos alentejanos mandam na carta e o talento do Chef trata do resto. E os vinhos, como não podia deixar de ser, acompanham, com uma carta recheada de qualidade, mas ainda assim a necessitar de um pouco mais de variedade; nas minhas duas visitas "marchou" o excelente Terras d'Alter Reserva Tinto 2011.
O Tomba Lobos evoluiu de forma surpreendente e conseguiu o impensável, melhorou o que era quase perfeito, subindo um degrau na excelência da gastronomia Alentejana. O Lobo está em grande e continua o melhor.

Sem comentários: