sábado, 14 de maio de 2011

Já nem a Fundação Alentejo faz pelo Alentejo?

Mais uma machadada na minha já paupérrima cidade natal, que acaba de saber que irá perder o seu pólo da EPRAL.
A justificação é simples: faltam formandos. Para bom ententedor: não tem viabilidade económica. Não sou daqueles que acreditam em forças ocultas contra o interior do país, pois cada um tem aquilo que merece e o interior recebe aquilo pelo que faz. Elvas já perdeu instituições como a Maternidade, Instituto de Reinserção Social, PT, EDP, Tribunal Militar ou o Regimento de Infantaria, simplesmente porque a cidade tem vindo a perder viabilidade. Os elvenses encostaram-se a nuestros hermanos julgando que, como há 20 anos atrás, estes continuariam a alimentar a cidade com as suas compras e almoçaradas de fim de semana, como tal adormeceram sobre o benefício e não fizeram pela vida. A cidade perdeu competitividade, o tecido empresarial não se modernizou e a economia definhou, como resultado perde-se poder compra e população qualificada que procura melhor destino. É um ciclo vicioso do qual todo o Alentejo padece. Os elvenses alimentaram, ainda, o sonho de que a auto-estrada A6 Lisboa-Madrid lhes traria o El Dorado, mas esqueceram-se que todas as estradas têm dois sentidos, podemos chegar mas também partir... E ainda queriam o TGV.
O facto da cidade ser governada por um socialista há 18 anos (dezoito!), que transformou a Autarquia na maior entidade empregadora do concelho e parece ter um ódio de estimação por tudo o que queira criar riqueza, também não ajuda. Mas isso são contas de outro rosário que dão pano para mangas.
A Fundação Alentejo faz muito pela região, mas infelizmente não faz milagres.

2 comentários:

TwO-RoK disse...

Não sabia que o RI8 tinha fechado :(
Foi onde fiz a minha recruta e especialidade em Julho de 2001.
Todo óptimas memórias dessa unidade.

Parabéns pelo blog, encontrei-o após uma pesquisa sobre exportação para Angola, pois pretendia saber um pouco mais (não sei quase nada), sobre quais são os procedimentos para encontrar clientes e a exportação propriamente dita.

André Miguel disse...

Two-Rok,
Obrigado pela visita.
Infelizmente não foi só o RI8 que fechou; Elvas tem perdido muito mais desde 2001, se visitar a cidade hoje verá o quão diferente está...
Sobre exportação para Angola há por aqui uma série de posts que explicam muita coisa.
Abraço.