sábado, 31 de março de 2012

Como não noticiar coisa alguma sobre Angola

O Jornal de Negócios publicou esta semana uma notícia sobre a redução dos salários em Luanda, cometendo a proeza de quase não falar no assunto e lançar a confusão.
A notícia que não é notícia conta a história de um jovem de 26 anos que veio recentemente para Angola, lança os habituais clichés do elogio ao país, diz que os salários estão a baixar e que é difícil enviar remessas para o exterior pois há um limite de 5 mil dólares mensais. O texto é vago até dizer chega, não esclarece nada do que se propõe no título e lança uma perigosa ideia. Com o aumento da oferta de mão de obra é mais que normal que os salários baixem, durante os últimos anos muitos foram os que emigraram para o país, mas principalmente os Angolanos que regressaram, muitos deles trazendo na bagagem um diploma e experiência profissional do estrangeiro.
Agora dizer que é difícil transferir dinheiro para o estrangeiro devido a um limite mensal de 5 mil USD é falso e perigoso. Primeiro porque os cidadãos estrangeiros sem cartão de residente não podem de todo enviar remessas. Ponto. Segundo porque esse limite não existe para as entidades patronais no pagamento dos salários aos trabalhadores estrangeiros. E terceiro porque esse mesmo limite só é imposto a cidadãos nacionais ou estrangeiros residentes. No entanto o perigoso da notícia é que transmite a imagem de que os estrangeiros se lamentam de poderem transferir "apenas" 5 mil USD/mês para o estrangeiro, como se a sua única preocupação fosse ganhar dinheiro e tirá-lo do país! Ideias destas num dos países mais pobres do mundo, com um PIB per capita de valor igual ao limite mensal das remessas para o estrangeiro, são de todo erradas, injustas e perigosas.
A obrigação de um órgão de comunicação com o prestígio do Jornal de Negócios não se coadugna com a ligeireza de textos como este, cujo tema é interessante, mas mais importante é o seu esclarecimento nos dias que correm devido às relações entre os dois países. Noticiar a vinda de um jovem para Angola (como se não estivessem por cá aos milhares!), dando a imagem que o mesmo já se queixa dos baixos salários e do limite que envia para casa não é notícia, será, no mínimo, ignorância de quem escreve. Se não acreditam leiam as reacções nos comentários à notícia neste site.

2 comentários:

Kruzes Kanhoto disse...

A malta dos jornais enferma, em termos gerais, de um pequeno problema. Coisa pouca,quase irrelevante. É que sabe nada acerca de tudo.

André Miguel disse...

Kruzes,
Muito bem visto.
Não há dúvidas que a crise também se estendeu à comunicação social.