Regressar de Angola é, além de muitas outras coisas fantásticas, regressar à boa mesa como só o nosso país tem.
Para dar as boas vindas a Lisboa decidimos conhecer o Assinatura, que há muito fazia parte da nossa wishlist, mas infelizmente nunca se tinha proporcionado. E valeu bem a pena. Espaço moderno, simples e elegante, atendimento cordial e simpático e uma cozinha tradicional com pinceladas de modernismo. Quanto a vinhos é simplesmente correcto, já que pode melhorar imenso a oferta, a qual prima pela qualidade, mas não pela diversidade.
Perto de casa também foi tempo de matar saudades de nuestros hermanos. O Crisol continua a fazer as melhores tapas de Badajoz e arredores; eles chamam-lhe tapas, mas a qualidade, a dedicação e a apresentação que a equipa coloca no que faz é digno de um restaurante de topo.
O El Sigar continua a ser uma aposta segura para quem quer conhecer uma cozinha de autor com imensa qualidade. Tem umas entradas fantásticas onde a originalidade é rainha e a partir daí é seguir em frente pois tudo vale a pena. A carta de vinhos é generosa com muitas e excelentes ofertas para quem quer conhecer o que melhor se bebe na estremadura espanhola.
Mas o trono continua a ser ocupado pelo Galáxia. Aqui tratam-se as carnes como em mais lugar nenhum. Ponto final. Não há cozinha de autor ou sequer originalidade, mas a qualidade da matéria prima roça a perfeição. Aqui come-se soberbamente bem. E os vinhos acompanham, com qualidade e variedade, onde também cabem alguns dos nossos exemplares.
Já no Alentejo foi tempo de rumar a casa, mais concretamente ao Pompílio, na aldeia de São Vicente, em Elvas. Actualmente não receio dizer que é o melhor da cozinha alentejana. Desde os pratos tradicionais, à caça (que é rainha e senhora da ementa), aos vinhos (com uma imensa variedade de Alentejanos), ao espaço e atendimento da equipa, tudo aqui vale a visita.
Mas o melhor foi mesmo na Cadeia Quinhentista em Estremoz, onde um simples lanche que começou às 19.00h se prolongou noite fora num magnífico jantar até bem para lá da meia noite. Já não íamos há algum tempo pelo que foi com agrado que fomos recebidos, o que proporcionou muita coisa boa na mesa e no copo. Sem duvida para repetir e recomendar!
É caso para dizer que sabe bem regressar a casa...
1 comentário:
verdade!
Enviar um comentário