domingo, 2 de setembro de 2012

O bota-baixismo e o nacional-desenrascanço

Há uns bons anos, trabalhava eu em Espanha, frequentei uma acção de formação no Porto, ministrada por um dos maiores importadores de automóveis e camiões do país, onde ouvi a história de um engenheiro sueco que tinha feito recentemente uma auditoria de rotina, para o fabricante, sobre os procedimentos do representante em Portugal, sendo que os resultados foram extremamente satisfatórios, tendo o referido auditor sentenciado que "colocassem vocês, Portugueses, no dia-a-dia a vossa extraordinária capacidade de improviso e de trabalho sob pressão e ninguém vos superaria como potência económica". O que o dito Eng. Sueco referiu não era senão o nosso tão famoso "desenrascanço", tão útil que nos tem sido em épocas de aperto.
Isto vem a propósito do post um pouco mais abaixo, onde desanco a falta de visão de alguns dos nossos patrões (por algo os chamo de patrões e não empresários). Ora esta característica de auto-crítica é também notável no povo português, sendo que ninguém fala tão bem mal dos portugueses como nós próprios; não precisamos que nos baixem a moral, se há coisa que somos auto-suficientes é nisto. E somos há muito e demasiado tempo. Se enquanto povo não sabemos valorizar aquilo que temos de bom e fazemos melhor que outros, que não é pouco, então estaremos irremediavelmente condenados ao fracasso. Também somos saudosistas como poucos, o que por vezes não ajuda lá muito. Continuamos agarrados às glórias do passado, as quais jamais devemos esquecer, mas a História escreve-se hoje para ser lida amanhã, é aquilo que fazemos hoje enquanto povo que irá ditar o que seremos amanhã enquanto nação.
Temos uma enorme capacidade de adaptação, uma assombrosa capacidade de sacrifício, uma arte sublime para o improviso a trabalhar em cima do joelho, pena é que só as usemos quando "temos os calos apertados". Como dizia o Eng. Sueco, do inicio do post, também eu acredito que se quisermos ninguém nos segura, assim haja mais amor próprio depositado além da selecção de futebol.

Sem comentários: