domingo, 12 de agosto de 2012

Coisinhas boas do Alentejo: Tomba Lobos


Não vale a pena tentar encontrar adjectivos: é actualmente o melhor restaurante do Alentejo e arredores.
Há locais que nos marcam imediatamente à primeira e este foi um deles. Conheci-o nas férias de verão do ano passado e logo ficou agendada futura visita, se na altura foi surpreendente, desta vez a coisa foi simplesmente única e está mais que justificada a fama da criatividade de José Júlio Vintém, cuja diversidade dos menus justificam as visitas regulares, já que dificilmente encontrará os mesmos pratos. Só o reentrar lá já foi um prazer, pois é, certamente, um dos espaços mais elegantes do país, com linhas modernas e uma decoração sóbria que imediatamente nos agarra e de onde custa despedir-nos.
Se da primeira vez a fraca, o pato e os bicos de touro bravo estavam fabulosos, desta vez os nacos de vitela e uma açorda de lúcio estavam divinos, mas já a excelência tinha começado com as entradas, onde uma salada de beldroegas e um queijo de cabra gratinado com mel deram inicio às hostilidades. Tudo com o toque pessoal do chef a pedir demorada degustação apreciando cada segundo, pois como se diz no Alentejo "é o que levamos desta vida". A cozinha de autor, moderna e sofisticada, casa de forma perfeita com os melhores ingredientes da tradição alentejana, onde as ervas aromáticas e o azeite têm lugar de destaque. E tudo isto, como não podia deixar de ser, regado com os melhores nectares das terras alentejanas, cuja oferta é imensa. Na primeira visita o eleito foi um Esporão Reserva 2007, o que resultou num casamento perfeito, tendo desta vez a escolha recaído no Cartuxa 2007 ao que nos saiu o jackpot, pois qual não foi a nossa surpresa quando nos trouxeram um exemplar de 2006 que por lá andava esquecido. Simplesmente memorável.
É ainda um local relativamente desconhecido, só os conhecedores da boa mesa o conhecem, mas merece mais, muito mais que outros ditos gourmet que pululam pela imprensa, pela magnífica experiência que proporciona. A minha visita seguinte está já agendada para as próximas férias!

Para abrir o apetite podem visitar o site oficial ou a página no facebook.

2 comentários:

Daniel Santos disse...

isto não se faz, isto não se faz. Eu aqui tão longe... isto não se faz.

André Miguel disse...

Daniel, quando vieres ao Alentejo o almoço é por minha conta.