sexta-feira, 18 de maio de 2012

Os vinhos do Douro precisam de colo?!

Acabo de assistir no Telejornal da SIC a uma reportagem dedicada ao vinho Barca Velha do Douro, sob o meloso título "As vidas do Barca Velha"; como não podia deixar de ser, pois estranho seria uma estação de televisão dedicar 2 minutos que fosse ao Alentejo!
Confesso que continuo sem perceber o mediatismo que continua a ser dado aos vinhos do norte, em contraponto ao escandaloso desprezo pelos vinhos do Alentejo. A coisa atinge proporções ainda mais estúpidas quando os Vinhos do Alentejo sofrem um reconhecimento cada vez maior à escala mundial, coleccionando prémios por onde quer que passam. Este ano conseguiram até a proeza de eleger o melhor tinto do mundo, em Bruxelas, além de ganharem por goleada nas medalhas de ouro aos vinhos do Douro. Tudo isto foi olímpicamente ignorado pelas nossas televisões, como não podia deixar de ser, o que mostra até que ponto continuamos agarrados ao passado, arcaicos e sem ver onde mora o futuro.
Se medirmos a coisa por critérios de mercado podemos constatar como este ano é lançado um Barca Velha 2004 por cem euros, mas não é que tem exactamente o mesmo preço pelo qual foi lançado em 2009 um Pêra Manca 2005?! Foi há três anos! Já pelo lado das exportações a coisa também não deve ser diferente, onde os Vinhos do Alentejo crescem de forma impressionante. Dados sobre as exportações do Douro, misteriosamente, não encontro, mas o ex-libris Porto diminuiu...
Não me mal interpretem, pois o Barca Velha é um excelente Vinho, mas, por amor de Deus, não precisa que o levem ao colo ignorando aqueles que neste momento marcam a diferença. E a qualidade.

2 comentários:

Anónimo disse...

O julgamento de Paris desmistifica o estigma dos expert.Pronto.
Armando Vicente

André Miguel disse...

Caro Armando,
Nem mais, muito bem visto.
Obrigado pela recordação.