domingo, 6 de novembro de 2011

A crise vista pelo povo

"Crise??? O que é isso??? Hoje fui tomar café a um restaurante muito conceituado aqui no alentejo. Só vi Porches, BMW, Audis, Mercedes e descapotáveis uma coisa que me faz confusão (...)"

O resto deste extraordinário indicador do estado da nossa crise pode ser lido aqui.
Este é o típico comentário do povo, onde se vê que afinal a crise não é coisa por ali além, se é que existe mesmo, pois continuam a ver Porches, BMW's e Audis... A coisa toma proporções assustadoras, por si só, ao constatarmos que continuamos a negar o óbvio e a não aceitarmos a dura realidade em que o país mergulhou. Para o português típico não sei o que significará "crise", pois está visto que não será pela falência do país, eliminação de subsídios, emigração em massa e desemprego galopante que a coisa lá vai. O que será preciso para acreditarmos na crise? Sermos uma Somália ou Burkina Faso? Lá também existem Porches e BMW's ou pensam que não?!
E isto é tão mais perigoso que esta gente, particularmente no Alentejo, continuar a revelar uma profunda ignorância sobre a ordem natural das coisas, pois crise não significa não haver ricos e ficarmos todos pobres (bem sabemos que na realidade isso é o sonho de qualquer comunista de gema que inveja o rico não pela sua riqueza, mas para que ele desça ao seu patamar de pobreza), mas sim que a aparente "riqueza" que a nossa classe média alcançou era fictícia, alimentada por um socialismo que tudo prometia a troco do que não tinha. A factura chegou e o resultado está à vista. Mas apesar de tudo continuarão a existir Porches, BMW's e Audis, mesmo que comprados a crédito. Pena que a malta não perceba isso.

4 comentários:

Kruzes Kanhoto disse...

Era um casamento de lelos...

André Miguel disse...

Eheheh!!!
É provável...

Daniel Santos disse...

crise? Ainda no Domingo o centro comercial estava cheio de gente com compras.

André Miguel disse...

Daniel,
Fraco indicador de uma crise. Em Angola os supermercados também rebentam pelas costuras aos fins de semana e é um dos países mais pobres do mundo.