domingo, 11 de março de 2012

Política de interiores

A política no interior de um país com 250 kms de largura é algo muito giro, assim a modos que para o deprimente.
O pessoal na capital anda muito preocupado com a falta de políticas para o interior, quando na realidade a verdadeira preocupação deviam ser as políticas que os seus apaniguados interiores praticam. Lá para o Alentejo profundo, onde começa a Europa, ali onde espreitamos Espanha, há uma pequena cidade que dá pelo nome de Elvas que é o perfeito exemplo destas características. A coisa é mais ou menos assim: a cidade é governada por socialistas há duas décadas e actualmente tem a maior taxa de desemprego do Alentejo. Outrora uma cidade com elevado nível de vida, com uma boa economia assente na industria e serviços, que beneficiou sempre da proximidade com Badajoz, é hoje uma cidade "morta" a todos os níveis. A industria é inexistente, o comércio definha, os serviços são poucos ou de má qualidade e o turismo uma miragem. O rendimento médio per capita é dos mais baixos da região. Quem faz pela vida procura melhor sorte noutras paragens, melhor exemplo disso é que dos cerca de 20 alunos da minha turma de 12º ano, de 1997, só três colegas permanecem na cidade.
Mas é uma cidade bonita, de cara lavada e com obra feita, principalmente nas placas com o nome do seu Presidente da Câmara espalhado por tudo quanto é sítio, em ruas, bairros, lares, praças e até no Coliseu à entrada da cidade. Vai daí, como factos são factos, volta e meia a imprensa da cidade escreve e opina sobre o que está à vista de todos. O editorial do Linha de Elvas desta semana - "Somos Líderes" - foi particularmente contundente, incisivo e assertivo, põe o dedo na ferida sem rodeios: a Câmara é rica, mas o concelho é pobre e a imagem do mesmo mais ainda, fruto da total inépcia do Município na gestão do turismo e economia. Numa altura em que o Alentejo está na moda Elvas é desconhecida, ignorada e pouco ou nada divulgada. A Câmara Municipal não gostou e a resposta é uma pérola da nossa política de interiores:

"Elvas tem um jornal semanal há mais de 60 anos e, de momento, é a única publicação do género no nosso concelho. Infelizmente, aquilo que a Câmara Municipal de Elvas tem vindo a notar é que as páginas do "Linhas de Elvas", semana a semana, se enchem de textos e imagens onde avultam a produção e divulgação de uma imagem negativa do concelho.(...)
A Câmara Municipal de Elvas não sugere a ocultação das chamadas notícias negativas, mas acredita que os Elvenses gostam de ver divulgados, nos seus diferentes órgãos de comunicação social, os factos que motivam o nosso orgulho e contentamento colectivos."

O PS de Sócrates da má memória não faria melhor. A Câmara Municipal não se pronuncia sobre os temas das notícias, mas preocupa-se e muito com a imagem que a comunicação social transmite. Factos não importam, a imagem é tudo e a realidade um mero argumento passível de ser moldado à vontade dos interesses de cada um. Estamos a falar de uma Câmara que em ano de vacas magras e contenção orçamental teve o "orgulho e contentamento colectivos" de destinar dois milhões de Euros para a construção de piscinas em três freguesias rurais. Estas devem ser as notícias que importam...
Nem tudo será culpa da Câmara, a inacção e falta de iniciativas privadas em Elvas têm uma factura elevada no estado da cidade, mas é sempre ela a responsável pela gestão da coisa pública; em meios pequenos do interior a responsabilidade das autarquias é enorme, graças à inexistência de um sector privado forte, onde os Municípios são as maiores entidades empregadoras dos concelhos, fazendo com que directa e indirectamente todos dependam do mesmo. Elvas é um exemplo, mas o resto do país não será muito diferente.
Portanto a mim não me preocupa demasiado a inexistência de políticas por parte do poder central para o interior, mas sim as políticas que por lá se praticam de há muitos anos a esta parte.

10 comentários:

Anónimo disse...

Imagino que estando fora de Elvas possa estar afastado.
Muito do que escreveu esta certo Elvas tem problemas graves, mas o editorial escreveu sobre outro problema.

vamos lá esclarecer algumas coisas:
O senhor do jornal só esta a fazer uma fita das dele;
O município não esta a fazer a despesa que o senhor do jornal precisa para se governar;
Há pouca publicidade e a que há são uns quadradinhos baratos que não dão para pagar o pessoal;
O senhor do jornal já deve ter pedido ajuda e não lha deram no município;
ora se não entra publicidade vamos lá criar uma crise, do género perdido por um perdido por mil;
A cabeça do senhor do jornal é assim, muito inconstante e impulsiva, vamos para a guerra;
Como não teve paciência para esperar outro assunto vai de zurzir na resposta do município a um comunicado que nem era do BE;
O senhor do jornal sabia que era de um simpatizante activo do BE, que passa os dias a enviar fotos de buracos e paralelos soltos do empedrado das ruas da cidade;
O BE nem apadrinhou este fogacho do cibernauta;
Mas, isso nao interessa, o jornal tinha que vir dizer umas coisas contra o município;
Por acaso rebuscadas, que nao há salão do casamento e festival do marisco? E contra o carnaval que até é um dos eventos em que o município teve algum sucesso;
Que o festival medieval é igual a todos os outros do Pais;
Ora então um festival medieval é feito com computadores e veículos TT? Sao todos iguais, se Elvas nao tivesse características medievais até se percebia a critica;
A feira do queijo de Borba nao é igual as 50 que se realizam do Minho ao Algarve ?
Feira do chocolate de Óbidos? Há em vários locais, agora na semana que vem vai ser em Badajoz e a doçaria conventual em Portalegre é diferente da de Santiago do cacem e das de Braga e Bragança, até a de Tentugal é diferente pois os pasteis são lá feitos no dia em vez de ser na véspera e enviados para Portalegre;
Podia criticar o gabinete de imprensa que se sabe ser péssimo, agora dizer que as TVs só cá vêem a Elvas se forem pagas nao é verdade, so vão com contrapartidas, que em Elvas até lhas dão, agora Portalegre por exemplo nao paga, mas nao paga porque nao tem dinheiro, Portimão idem;
Que resposta deu o municipio?
Mais uma vez ao seu grande nível, um comunicado infeliz do gabinete de informacao obsoleto que diz que Elvas é a melhor no livro dos Tocs;
Que pagam aos fornecedores comoé simplesmente o seu dever;
Que apoia dezenas de instituições que estoiram dezenas de milhares de euros em bailaricos, festas e festarolas para pacóvios;
Que dá apoio social;
Que o jornal é uma desgraça e que só escreve a dizermal do concelho;


Devia era denunciar a tramóia que o senhor dojornal esta a fazer pela enésima vez a ver se recebe mais uns cobres.
O tema é euros, senhores isto é simples, não é liberdade, não é independência jornalística, é só euros, eurinhos, pilim.


Argumentos da treta para uma guerra de alecrim e manjerona e agora a esperar que haja as pazes e uns euritos de publicidade resolvem tudo.

Anónimo disse...

Pela forma como esta resposta foi elaborada cheira-me a esturro...mas enfim, Elvas tem o que merece e boa parte da culpa do que se passou nestes últimos 38 anos pertence ao PS e PSD, como se sabe foram os partidos que governaram ??? Elvas.

Anónimo disse...

Meu caro a resposta de quem? O comentário? É a verdade pura e dura, se não gosta da verdade continue na mentira.
Não há inocentes na política e o jornal faz política há 66 anos. Este comtario mostra nu ambas as partes, não tenha duvidas.

Anónimo disse...

Noddy, eu me confesso

Eu estou pela 1ª vez de acordo com o BE eles sao trotsquistas leninistas e ultra comunistas mas eu apoio porque é contra o rondas e tudo o que for contra o rondas eu apoio, nem que seja acabarem com os lugares de parque para deficientes.

Estou a favor do jornal e do seu grande director apesar de me ter corrido de colunista a troco de umas paginas de publicidade no jornal, mas como é contra o rondas eu sou a favor. sou sempre a favor de coisas contra o rondas. ate´daquela senhora do cafe que nao lhe dá o pacotinho de açucar, eu apoio-a senhora faça sempre isso.

abaixo a censura do jornal pelo rondas e da radio contra mim que sou um pobre e ingenuo politico de pacotilha, de ideias fachistas e quase a desesperar pelo poder, pelo cofre que estes xuxalistas nunca mais largam e agora que estive a ver os resultados do OTOCs é que nunca mais desito, entao o rondas tem la 13 milhoes a prazo, um milhao para começar ja me servia, nunca desisto abaixo o rondas quero o meu dinheiro (mereço ou não? estou à tanto tempo´à espera).

e tambem sou contra o festival do marisco porque foi feito pelo presidente do elvas que odeio desde que se passou para o rondas e antes era meu amigo, meu mano.
o carnaval é uma palhaçada, e ainda para mais vêem mesmo pessoas mascaradas de palhaços no desfile, não tenho paciencia para mascarados, sou contra, nesses dias fico em casa a fumar tres maços de marlboro que trago das ferias. é chato pois a casa nesses dias até dispara o detector de incendio e no outro dia fui desarmar o alarme ao sotao e descobri que temos um forte, apareceu me pela janela do telhado, acho que é o forte da graça e foi feito há muito tempo por pessoas que gostavam de elvas, eram contra os espanhois e não eram xuxalistas, por isso estou a favor e além do mais houve uma petição publica e eu associe-me pois a petição tinha que ter uma figura de proa á cabeça do protesto.
Sem o carnaval nao tinha dado pelo forte, é verdade, mas tirando isso odeio o carnaval. Odeio o Rondas.



Agora se rezar uma oração posso descançar que o Senhor Jesus perdoa me o ódio que tenho ao rondas

Anónimo disse...

aí para o que diz que é a favor do BE elvas desde que seja contra rondão...nós não estamos contra ele e acima de tudo sabemos reconhecr as cores partidárias diferentes da nossa e o trabalho que tem realizado na cidade como nenhum até agora fez!
Não queremos é esta ditadura que implantou aqui vai para 20 anos e ninguém tem tomates para lhe fazzer frente...e sim...foi o bloco esquerda elvas que teve a ousadia de lhe fazer frente ao que ele afirmava no boletim camarário!
o linhas aproveitou a embalagem? que nos interessa!
e vocês estão aqui a falar de coisas que nem entendem e atrás de ANÓNIMOS cobardemente camuflados mas pela cidade não se unem e não fazem nada!...cambada de vadios!
a culpa não é vossa ...é dos blog´s que os deixam postar sem se identificarem!
no blog do bloco não metrem vocês lá os pés! porquê? porque ali quem desejar postar tem de se identificar!
polçíticas limpas!
o que é que os vossos partidos têm para apresentar para o ano para as eleições?
merda!
ele têm projectos para a criação de empresas...postos de trabalho...para o Turismo...para a divulgação dos nossos productos...e sei lá que mais, porque já tive a oportunidade de os ver nas minhas mãos!

vocês são é uma cambada de lambe-cús de elvas que nada faz a não ser falar mal...

André Miguel disse...

Anónimo 14:51,
Estou afastado, mas acompanho e vejo com os meus olhos quando visito a cidade, o que me permite dar a opinião aqui escrita, tal como você dá a sua no seu comentário.

André Miguel disse...

Anónimo 16:37,
Logicamente todos têm culpas no cartório, o estado actual da cidade vem de politicas seguidas durante décadas e não surge de um dia para o outro.

André Miguel disse...

Anónimo 01:00,
não há inocentes na política, tal como há responsabilidades da sociedade civil que não podem ser ignoradas.

André Miguel disse...

Anónimo 11:26,
Se não tem algo de útil a acrescentar à discussão faça-nos um favor a todos e evite perder o seu tempo a dar pontapés na gramática.
Aqui discutem-se ideias e não pessoas; se não é essa sua intenção vá pregar para outra freguesia, há muitos locais onde o pode fazer.

André Miguel disse...

Anónimo 17:15,
A sua coerência a criticar os anónimos sob o anonimato é notável.
Quanto às políticas do BE: sem comentários...