terça-feira, 6 de dezembro de 2011

A austeridade e o "neoliberalismo"

Confesso que me sobem os calores sempre que leio alguém acusar de "neoliberal" a periferia da Europa pela austeridade aplicada que está a atirar as respectivas economias para o galheiro.
Como é possível ser "neoliberal" quando nunca se foi liberal? Acham que as economias mudam de paradigma como quem muda de camisa? Que eu saiba a austeridade está a ser aplicada por decreto, não está a surgir por geração espontânea, não há "mão invisível" alguma, aliás estão bem à vista as mãos que mexem os cordelinhos. É assim tão difícil perceber isto? E está a ser aplicada por decreto pelo mesmo motivo que os sucessivos governos socialistas do sul acreditavam que o crescimento económico também se decidia da mesma forma. Publique-se e depois logo se vê.
Foram governos socialistas que subsidiaram alguns a troco da espoliação imposta a todos, que apostaram no crescimento com o dinheiro dos outros, que metiam a mão em tudo o que luzia, que não se coibiram que misturar público e privado, que não se inibiram de criar empresas públicas com o dinheiro sugado pelos impostos aos privados para depois competir com estes, governos que assumem descaradamente o controlo de sectores fulcrais da economia dos respectivos países ao mesmo tempo que perseguem implacavelmente a criação de riqueza, pois acreditam que é a dividir que se multiplica, que prometiam um admirável mundo novo a troco de nada, feito de mera imagem, puro produto de marketing para parecer o que não se é; foram governos com prioridades como 150.000 empregos, Magalhães, SCUT's, TGV's para nenhures, aeroportos nos cus de judas, ventoinhas gigantes para electricidade mais cara, igualdade de género, abortos; governos dos direitos adquiridos sem antes conquistados e do dinheiro para cima dos problemas como solução.
Portanto, que parte do "estamos a pagar a factura a prazo deixada pelos socialistas com mais socialismo" é que ainda não perceberam? Austeridade?! O ideal seria um pouco de racionalismo, ou mesmo liberalismo, se hipótese houvesse. Mas isso seria pedir demasiado a quem acredita que o dinheiro cai do céu.

2 comentários:

Kruzes Kanhoto disse...

Era preciso colocar ponto final na loucura em que estávamos a viver. Disso não tenho dúvidas. Agora que o caminho que estamos a percorrer não vai dar a lado nenhum também tenho a certeza. Se estiver errado não hesitarei em me penitenciar, mas escrevi mais ou menos isto há coisa de um ano atrás e até agora o tempo não me tem desmentido.

André Miguel disse...

Nem mais.
Era preciso acabar com a bebedeira, mas a ressaca que nos estão a dar é daquelas que prolongam ainda mais a coisa. Tipo: "quer evitar a ressaca? Mantenha-se bêbado."