quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Em Angola não somos trabalhadores; apenas "estrangeiros"?

Fiquei hoje a saber que Angola me proibiu de "mexer" no meu dinheiro.
Os bancos em Angola estão proibidos de vender divisas a estrangeiros não residentes, mesmo que com Visto de Trabalho (!), assim como de transferirem divisas para o exterior por ordem dos mesmos.
O aviso em causa do Banco Nacional de Angola foi publicado a 2 de Junho do corrente.
O BNA deve, pois, estar muito preocupado pelos estrangeiros que aqui trabalham não gastarem os seus Kwanzas. Como se na cidade mais cara do mundo, para expatriados, pudesse haver muita coisa de borla...

2 comentários:

Afonso Loureiro disse...

Em meados de 2009 também passou a ser quase impossível transferir dinheiro para Portugal. Cada movimento requeria autorização expressa do BNA, coisa que demorava várias semanas. Acabou por ser facilitada com uma intervenção do camarada presidente porque os expatriados começavam a debandar.

Ganharam o mercado negro de câmbio de divisas e as empresas de transferências rápidas e os fiscais no aeroporto que passaram a receber mais gasosas.

Parece que é cíclico.

André Miguel disse...

Por acaso em 2009 foi quando fiz a minha pausa de Angola, pelo que não me apercebi dessas restrições, mas este ano fui complemente apanhado de surpresa. Vamos ver no que isto dará.