domingo, 25 de setembro de 2011

Angola continua na moda

Depois da primeira grande vaga de expatriados para Angola, entre 2005 e 2008, parece que o país volta a entrar na moda para os novos emigrantes lusitanos, e a prova disso mesmo é a profusão do tema nos media (inclusive passou há dias na SIC uma peça dedicada ao tema), com direito até a publicações de guias para o efeito.
Desde o fim da guerra em 2002 o número de portugueses aqui explodiu e é interessante ver como o perfil dos mesmos tem mudado ao longo destes anos, se inicialmente este era um país para quadros experientes e aventureiros, sendo muito difícil ás empresas recrutarem para o efeito, hoje é comum vermos cada vez mais jovens, muitos deles recém licenciados. A situação do nosso país a isso obriga. Nesta fase do campeonato creio que já toda a gente sabe ao que vem, os conselhos são simples e basta ter em conta as limitações das infraestruturas do país para prevenir surpresas desagradáveis: o custo exorbitante da habitação, a (quase) ausência de transportes públicos, a falta de energia eléctrica e água potável, etc. Quanto aos empresários e investidores os conselhos são outros. Hoje a regulação financeira é muito mais eficaz, o sistema financeiro muito mais robusto, já não se enviam remessas para o estrangeiro sem justificação como há um par de anos; Angola já não é para alimentar os negócios lá fora. O mercado tem vindo a sanear-se e os players oportunistas, que por aqui proliferavam como cogumelos, têm vindo a desaparecer. O que só pode ser bom.
É comum ouvir nos media expressões como "pérola de África" ou "bom nível de vida", isso é muito bonito mas sejamos pragmáticos, afinal, no fundo tudo se resume à procura de uma melhor condição financeira, sejam empresas ou trabalhadores. A Angola de hoje não é a dos nossos avós e o "bom nível de vida" não deve ser confundido com "boa qualidade de vida", ainda falta muito para isso... No entanto o meu único conselho a quem quer vir para aqui trabalhar é não pensar apenas no dinheiro, isso aqui não serve e se assim pensa não vale a pena sequer desfazer a mala quando chegar, pois partirá mais cedo do que julga. Pensem em crescer, pessoal e profissionalmente. O que Angola vos dará, em lugar algum no mundo o conseguirão, o que aqui se aprende não vem em manuais, pois todos os dias surgem novos desafios que só aqui se aprendemos a superar. E Luanda? O Zé Maia já disse tudo: "Não se engane com o lindo nome dessa cidade. Ela vai te devorar e provavelmente te cuspir quando lhe apetecer. O pior é que você vai adorar".

Sem comentários: